Integração Família-Escola

ESCOLA X FAMÍLIA - De mãos dadas!

Quando a escola e a família mantêm um relacionamento direcionado ao bem estar da criança, com valores semelhantes e proporcionando um bom aprendizado, as eventuais dificuldades podem ser amenizadas por causa desse elo. A relação escola e família é de suma importância para que tudo corra bem, dentro e fora da escola.

O professor também possui um papel importante no contexto escolar, ele é o mediador do processo de adaptação das crianças e das famílias para dentro da escola. Ele deve, portanto, buscar parceria com a família para que juntos encontrem a melhor forma de realizar a adaptação.

Os pais devem auxiliar as crianças nas tarefas diárias, fornecendo ferramentas para que sejam realizadas com eficácia. Devem também comparecer às reuniões coletivas e individuais, pois são nessas ocasiões que há conversas sobre o aluno e se houver algum problema, juntos podem tomar a decisão de solicitar a ajuda de outros profissionais (psicólogos, psicopedagogos, fonoaudólogos, etc).

Tudo o que ocorre numa família tem um significado. As ações refletem a forma dos pensamentos, atitudes, possibilidades e limitações. A escola precisa de autonomia para resolver os problemas que acontecem, mas também precisa desse relacionamento mais próximo com os pais, para saber como o aluno é tratado dentro do contexto familiar. Essa aproximação é a receita infalível do Colégio Nelson Gaspar, que mostrou-se eficaz ao longo dos anos e das experiências e resultados que teve agindo assim.

Nossa proposta  é manter esse laço sempre apertado, dialogando com os pais sobre as práticas pedagógicas e avaliativas, mantendo o respeito e a amizade e compartilhando os avanços de cada aluno, que é tratado em sua individualidade, com o foco de despertar seus talentos e seus maiores dons.

Acreditamos que o seu desejo, somado ao nosso desejo, gera parceria e essa parceria gera segurança. É tempo de decisão e podemos decidir juntos!