Projetos Pedagógicos

PROJETO: RECEITA DE FELICIDADE

Esse Projeto Interdisciplinar tem como tema principal: A FAMÍLIA!
A importância de se compartilhar momentos especiais com quem a gente ama é, com toda certeza, a melhor receita da vida, daquelas que a gente nunca esquece e passa de geração a geração, e o sabor é sempre delicioso.

Objetivo do Projeto
Fortalecer o laço familiar, priorizando o relacionamento entre pais e filhos, dentro do lar e no ambiente escolar, além de reforçar o importante elo entre FAMÍLIA X ESCOLA.

Coletividade e Individualidade
Receitas são trabalhadas entre família e também entre amigos. Mas todos nós também temos uma receitinha especial e particular daquilo que nos faz realmente felizes. Um dos momentos mágicos desse projeto é justamente levar a criança a descobrir os seus ingredientes preferidos. No final das contas, o sabor da felicidade é compartilhado com todos!

Resultados
* As atividades realizadas com a orientação dos professores e o envolvimento dos alunos e seus familiares resgata valores importantes para a convivência familiar;

* No decorrer do Projeto, a criança se conscientiza de que a família é o seu "porto seguro", lugar onde recebe carinho, orientação, educação, valores, cuidados e, sobretudo o amor;

* Outros objetivos pedagógicos também são trabalhados, de acordo com a faixa etária, por exemplo: incentivar a escrita do nome e sobrenome, resgatar brincadeiras antigas, desenvolver a capacidade artística como forma de expressão, interagir com a família através das atividades escolares, estimular momentos de recordação entre pessoas queridas e a percepção de tempo através de fotos e criar momentos emocionantes.

A Receita é boa, os ingredientes são únicos e o modo de preparar é inesquecível...

INSERINDO PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO

É o recheio delicioso que dá sabor ao aprendizado. Os projetos partem de questões que precisam ser respondidas e possibilitam um contato com práticas sociais reais que dependem dos interesses das crianças, por isso precisam ser significativos, apresentando uma questão comum.

É importante que um projeto tenha um objetivo claro desde o início, senão ele se "perde" no meio de tantas possibilidades. Não é necessário que todos os conteúdos girem em torno do projeto, isto é, o projeto é um momento de produzir conhecimento e compartilhar experiências.

ETAPAS DE UM PROJETO

1. Incentivo (sensibilização) - Conversas com as crianças, leitura de um livro, uma visita, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada pela turma, um filme ou mesmo um questionamento surgido em um projeto anterior;

2. O que já sabemos? - Socialização dos conhecimentos prévios das crianças;

3. O que queremos saber? Para que queremos? - Formulação do objetivo do projeto;

4. O que iremos fazer? - Elaboração do plano cooperativo;

5. Desenvolvimento - Realização das ações planejadas com os registros dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças durante todo o trabalho: relatos escritos, desenhos, fotos, vídeos, enfim, as produções das crianças;

6. Culminância - Apresentação do que foi produzido durante o projeto (a socialização das conclusões);

7. Avaliação e auto-avaliação - Retomada do plano cooperativo para avaliar a trajetória de todos durante o processo, dificuldades e contribuições.

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS

Projeto de Artes / Meio Ambiente

Tem o foco interdisciplinar, colaborando para a conscientização das crianças em relação ao Meio Ambiente. Cada classe desenvolve a sua tela a partir de um tema que foi introduzido. De acordo com a idade, procuramos livros relacionados com o assunto a ser explorado. Há momentos de muita leitura e reflexão.

Aproveitamos o belo trabalho de cada artista plástico que se preocupa com o Meio Ambiente, e a partir daí, cada aluno cria a sua tela, com muita inspiração.

5º ano - criação livre com materiais diversos;

4º ano - mosaico de embalagens;

3º ano - animais em extinção;

2º ano - origami (plantas);

1º ano - colagem (cactos, plantas);

Jardim II - fundo do mar (colagem);

Jardim I - parque (colagem);

Maternal II - paisagens (pintura a dedo, digital);

Maternal I - esponja e colagem.

Mensagem: "Somos o futuro! Que a arte nos aponte uma resposta, em sua simplicidade, e que ninguém tente complicar esse processo tão simples. Pois é preciso simplicidade para fazê-la florescer". Oswaldo Montenegro

Além de tudo isso, ainda temos:

Músicas e Danças

Chá da vovó